Namorar Mulheres Mais Velhas... Pecado?

É pecado namorar mulheres mais velhas?


Você pergunta sobre "pecado". Há muitas coisas nesta vida que, apesar de não ser pecado, não são aconselháveis, por ser caminhos que nos conduzem à infelicidade ou ao próprio pecado. Se você quer adotar um princípio para a sua vida, de felicidade e vida longa, considere o fato de namorar seriamente com a intenção de casar. Para tanto, o bom namoro acontece depois que gastamos um bom tempo em uma amizade sadia e longa com a outra pessoa. De tal amizade já surge um namoro que terá rumo. Por isso, é mais óbvio que, daí, surgirá o casamento. Mas é claro que o namoro pode acabar. Um jovem cristão bem intencionado pode até não dar sorte com a primeira ou segunda namorada, e pode ser que venha a namorar outras. No entanto, se ele conseguir, é muito bom que se case com a primeira, desde que não o faça precipitadamente. Quem consegue isso tem mais chance de seguir acertando no resto da vida, no relacionamento.


Quanto à namorada ser mais velha, não se esqueça do conselho bíblico do "jugo desigual" (2 Coríntios 6:14). Jugo desigual é todo o conjunto de diferenças tão marcantes entre o casal que chegam a impedir que o relacionamento aconteça de forma sadia. Por um lado, não existe a incompatibilidade de gênio, mas a falta de habilidade ou de disposição em se relacionar. Mas, por outro lado, duas pessoas podem, antes de começar um relacionamento sério, perceber que, entre si, há tantas diferenças e tão grandes, que eles seguiriam mais sofrendo com essas diferenças que sendo felizes apesar delas. Diferenças como: ideal de vida, idade, raça, nível social, nível de instrução, nível de maturidade, crenças religiosas, entre outras. Essas podem ser apenas diferenças adaptáveis, quanto podem chegar ao que a Bíblia chama de "jugo desigual". O ajuste das diferenças é a tentativa de se aproximar o máximo possível para ser bem parecidos, quase iguais, ser "um". E isso é inegociável dentro de um casamento, em relação à maturidade.

Os parceiros precisam ter o mesmo nível de maturidade. Caso contrário, o relacionamento entra em colapso. Geralmente, a mulher é dois a cinco anos mais madura que o homem. Isso faz com que, por exemplo, muitas vezes, um casal, cuja mulher tenha 25 anos e o homem tenha 29, cheguem ao mesmo nível de maturidade. Isso geralmente acontece, mas pode variar muito, a ponto de haver a exceção de uma mulher mais velha ter o mesmo nível de maturidade de um homem mais novo. Como descobrir isso? Com uma longa amizade, um longo namoro, muito diálogo, convivência, mente aberta para leituras adequadas, ouvidos abertos para os conselhos das outras pessoas e coração aberto para Deus.

Todo relacionamento é um risco. Um namoro entre duas pessoas com diferença muito grande de idade é uma exceção à regra, e neste caso, o risco é incomparavelmente maior. Ore bastante.

Um abraço,
Pr. Valdeci Júnior


Twitter: @Valdeci_Junior

11 comentários:

Anônimo disse...

Discordo, existem homens mais velhos que não tem o minimo de maturidade e mulheres também. Penso que é neccessário em todo e qualquer relacionamento independente da idade, uma amizade firme e controle de Deus na vida de cada um. Fui casada com um homem mais velho um ano que eu e o mesmo apesar de ser evangelico desde a infancia, destruiu meus sonhos e tinha zero de maturidade. Tenho uma amiga missionaria, que casou com um cristão verdadeiro 14 anos mais novo que ela e estão juntos, casados em harmonia de Deus há dez anos. E a diferença de idade nunca foi problema pra eles, pois Deus sempre esteve no controle.

Anônimo disse...

O grande problema é que as pessoas se condicionam a cultura de que só o homem pode ser mais velho e a mulher não. O homem tem apenas que amar a esposa, como Cristo ama a igreja e a mulher respeitá-lo sendo submissa.

Anônimo disse...

E esse versiculo pastor, Paulo destaca a importância da santificação na vida dos cristãos. Não pode haver concordância entre as coisas de Deus e as do Maligno. Observe os contrastes:

Justiça X Iniqüidade

Luz X Trevas

Cristo X O Maligno

Crente X Incrédulo

Santuário de Deus X Ídolos uma mulher mais velha sendo cristã e de Deus, jamais será trevas ou do maligno, temos que pensar antes de responder com versículos biblicos que nada tem haver com a pergunta. Eu sou mais velha, missionária e vivo intensamente a palavra de Deus.

Unknown disse...

Oh Glória amei os comentários é isso aí pessoL

Unknown disse...

Oh Glória é isso minha gente amei os comentários concordo

Unknown disse...

Fui casada com um homem de Deus mais novo dos eu , e ele sempre cumpriu seu papel de sacerdote do lar , era um pastor i irrepreensível bom marido, so a morte foi capaz de nos separar

Unknown disse...

Fui casada a 32 anos com um homem da minha idade e ele foi cruel

Unknown disse...

Não aceitam a palavra pq querem viver de acordo com as concupiscências. Idosos querendo ser mocinhos. Não aceitando a realidade de que envelheceram. Querem recuperar a juventude, saindo com pessoas mais jovens. A Bíblia manda não se divorciar da mulher da mocidade.

Anônimo disse...

Eu acho que depende de Deus.
Eu tenho 40 e ele é pai da minha filha de 5 meses e ele tem 20
Mas em genis fala sobre filho de Jacó que gostava da concubina do pai dele

@le disse...

Eu tenho 40 anos de ou cristã não aparentou ter 40 aparentou ter um pouco menos e tem um jovem de 20 anos cristão da Sá doutrina que fala muito em casar comigo ele diz que gosta de mulher mas velha por ser madura e esperiente de vida ele sempre mim elogia diz que sou uma mulher de DEUS somos de estados diferente e temos uma amizade a quase dois anos

@le disse...

Vc tem 40 e seu esposo tem 20 e isso? Eu também tenho 40 e tem um cristão de 20 anos que fala em se casar comigo