Ellen White ensinou a deixar as crianças sem comer?

Esse suposto “mau conselho” dado por ela se encontra no livro Temperança, p. 158:




“Eu recomendaria deixá-los [os filhos] sem comida pelo menos por três dias, até que sintam fome bastante para tomar o alimento saudável”.



Ellen White foi mãe de quatro filhos e, por experiência, sabia como educar o paladar das crianças para que elas comessem coisas mais saudáveis.



A citação está no contexto em que ela aborda a ignorância de muitas mães quanto ao cozinhar, e os efeitos que isso causa na saúde dos filhos. Veja:



“Nem a metade das mães sabem cozinhar ou o que pôr diante de seus filhos.”



Em seguida, ela afirma que essas mães negligentes “colocam perante seus filhinhos nervosos essas indigestas substâncias que ardem na garganta e por todo o caminho abaixo até às delicadas membranas do estômago, tornando-o como fogueira a arder, de modo que não reconhece a comida saudável”.



Por causa dessa alimentação inadequada, “os pequeninos chegam à mesa, e não podem comer isto, ou aquilo. Tomam controle e comem justamente o que querem, seja ou não para benefício seu”.



Se algo urgente não for feito, os filhos com o paladar pervertido só comerão “besteiras”, comprometendo assim a saúde e a vida! Nesse contexto é que Ellen White recomenda deixar as crianças ficarem com fome “até que sintam fome bastante para tomar o alimento saudável”.



Caso isso levasse três dias (com certeza Ellen White sabia que, em muitos casos, um dia já seria suficiente), era melhor ficar um tempo com fome do que comer aquilo que mal trata o organismo e afeta até mesmo o comportamento. É claro que nesse período de três dias as crianças estariam bebendo algo (água e suco) e comeriam nem que fosse um pouquinho do alimento saudável. Elas não iriam morrer de fome por isso.



O princípio exposto por ela no parágrafo é o de reeducar o apetite dos filhos para que eles aprendam a viver de maneira saudável, com qualidade de vida. Ela também mostra na mesma página que “não devemos condescender com o apetite das crianças, apresentando-lhes essas comidas indigestas”. Nada mais.



Isso não mata ninguém, pelo contrário: reeducar o gosto pelos alimentos diminui o risco de doenças, aumenta o tempo de vida e a utilidade na sociedade.



Ellen White ensinou que o uso de perucas prejudica a saúde? Você saberá a verdade no próximo post.

5 comentários:

adorador disse...

Li todo o texto e estou abismado com a tentativa de justificar o injustificável.

Segundo a justificativa Ellen Witte disse que as mães colocam comidas não saldáveis perante as crianças, que elas vão até a mesa é só comem besteira.

Primeiro erro de tentar justificar o injustificável: Se as crianças estão tendo acesso a alimentos não saudáveis, quem deveria ser ensinado são os pais da criança, pois se eles não comprarem besteira e comprarem alimento saudável as crianças não precisam ficar presas por 03 dias com fome para aprender comer alimento saudável.
Segundo que deixar uma criança passar fome, é sim maus tratos e não um modo de educar uma criança a se alimentar bem.

Terceiro que era somente a senhora Witte ensinar as mães a não levarem para dentro de suas casas ( besteiras) pois se ela só levar alimento saudável a criança não vai ter acesso a alimento ruim.

Tenho uma filha de 12 anos, ela não conhece alimento ruim, pois só compro coisas saudáveis, não compro refrigerante, bolachas recheadas, salgadinhos. Etc.

Aí você vai me dizer que ela chamou as mães de negligentes, se ela tivesse parado por aí, ensinando a mãe a ter uma alimentação saudável ( pois os filhos se alimentam daquilo que os pais colocam na mesa para se alimentarem) ela teria sido muito bem nos seus ensinos.

Agora ensinar tortura ( deixar uma criança com fome) não tem justificativa, nem encontramos base bíblica para tal ato.

Tenham pelo menos a decência de não querer fazer esse malabarismo para tentar justificar um ato reprovável como esse.

adorador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É só analisar! O objetivo é educar o paladar da criança! Ou seja, quando a criança querer comer oferecer o alimento saudável e não as baboseiras que a criança está acostumada. A criança não vai ficar sem comer, mas no lugar dos alimentos prejudiciais oferecer o alimento saudável.

Roberto disse...

Sem lógica, a reeducação vem no conversar e não no castigo, e se deixar 3 dias sem comer cria até um trauma e depois desse jejum desumano a fome é tanta quê a criação vai comer até comida velha, os adventista são pessoas boas mais o problema é hifolatria aos escritos de Ellen White sem questionar uma estrofe ou uma página, a manipulação é tão grande quê eles acreditam que se discordar de uma vírgula dos livros dessa mentecapta vai pro inferno. Só Jesus na vida deles

Anônimo disse...

As crianças da cidade de Niniver ficaram em Jejum 3 dias , decretado pelo rei para , se possível receber o perdão de Deus. E receberam. Graças a Deus. Jesus falou que se um olho te faz mal , arranca-o. Mas, Ellen White falar que precisaria de jejum de 3 dias para uma reedução alimentar , é considerada um absurdo.