Homem Chora

“Davi e os seus homens vieram à cidade, e ei-la queimada, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas eram levados cativos. Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.” 1 Samuel 30:3-4


Eu cresci com meus pais dizendo “homem não chora”. Ainda eventualmente escuto isso, da boca de alguns que creem nisso com sinceridade, que o papel do homem é ser ‘machão’, não demonstrar fraqueza, não se expôr, não parecer que se emociona. Bobagem.
Não consigo pensar em um personagem guerreiro e conquistador mais eficiente na Bíblia do que Davi. Foi um rei conquistador, derrotou inúmeros inimigos, foi implacável com alguns. Se um sujeito com um perfil destes chora, eu e você estamos a salvo, podemos chorar com total liberdade.
Se o motivo for bom, meu irmão, chore e não tenha nenhuma dose de vergonha disso. E se acha que estou exagerando, lhe convido a conhecer a igreja onde congrego, especialmente num retiro de homens, onde a gente chora mais do que as mulheres. Se o motivo for bom, meu irmão, chore pra valer.
Leia o texto e veja o motivo de Davi e seus homens terem chorado até ficarem sem forças. Eu choro só de imaginar a cena, e eles a viveram. Deus nos fez com emoções, isso vem Dele. Não significa que devamos parar o que estamos fazendo para ficar chorando pelos cantos, seja um homem um ou uma mulher. Mas com certeza esconder seus sentimentos em nome de uma aparência durona que não condiz com o coração, é algo que não faz bem para a alma, em vez disso corrói o coração e gera mágoas.
Não se deixe levar por mentiras semeadas na sociedade para ridicularizar as pessoas. Demonstre seus sentimentos de forma autêntica, genuína, e seja você mesmo. Se não chora, ok não chore. Mas se quiser chorar, encontre um ombro e solte o rio que está em você, antes que ele afogue seu coração.



“Pai, em nome de Jesus eu quero expressar sentimentos verdadeiros, sejam para mais ou para menos, para bom ou para ruim. Ajuda-me a quebrar o preconceito e ter um coração cheio de emoções sadias.”

Nenhum comentário: