Mulher Adúltera

MARIA MADALENA: “Mulher Adúltera”?


Por uma questão de respeito à veracidade histórica dos relatos bíblicos, necessário se faz que se revise a difundida versão de que Maria Madalena e a personagem conhecida como “mulher adúltera” sejam a mesma pessoa. Nos evangelhos e nos escritos da Sra. White, nada há que dê substância a essa teoria.
Partamos da premissa de que toda e qualquer tese, para merecer credibilidade, necessariamente precisa ter base exclusivamente no que está revelado. O que ultrapassa a isto são ilações, fantasias, romances, ficções, sem nenhum apoio na revelação. E o que se encontra revelado é que Maria Madalena e a assim chamada “mulher adúltera” são duas pessoas com identidades distintas, com histórias similares, mas não iguais.
Um fato relevante a ser considerado é que nenhuma concordância bíblica relaciona os textos referentes a cada uma delas, identificando-as como sendo uma mesma pessoa! A rigor, é preciso registrar-se que os estudiosos bíblicos, em geral, identificam três personagens distintas: a “mulher adúltera”, “Maria Madalena” e “Maria de Betânia”. Nós, adventistas, acolhemos a versão de que Maria Madalena fosse irmã de Lázaro e Marta através dos escritos da Sra. White. No livro denominacional * “Bible Biographies – New Testament” – E.G.White, compilado por Walter T. Rea - vol. 2, págs. 23-30, o autor admite que nada há registrado, na Bíblia e nos escritos de E. White, que possa relacionar a “mulher adúltera” com Maria Madalena, mas que de igual modo, em sua opinião, não há nada que possa contradizer claramente essa tese. O SDABC (comentário bíblico adventista), assume igual posição indefinida.

Atenhamo-nos exclusiva e criteriosamente ao que está escrito:

O evangelista João e a Sra. White mencionam Lázaro, Maria e Marta como sendo três irmãos que viviam juntos em Betânia, em cuja casa Jesus gostava de Se hospedar. Todas as evidências apontam para o fato de que os três fossem solteiros, pois em nenhum momento se registra a presença de alguma esposa ou marido, mesmo nos dramáticos acontecimentos envolvendo a doença, morte e ressurreição de Lázaro. (João capítulo 11 – Desejado de Todas as Nações, capítulo “Lázaro, Sai Para Fora”), ou no jantar em casa de seu tio Simão, quando Marta preparou os alimentos e serviu aos convidados, Maria ungiu a Jesus e Lázaro estava presente, após ser ressuscitado, o que atraiu a curiosidade de muitos, que foram a Betânia não para ver a Jesus, mas para ver a Lázaro (João capítulo 12 – DTN, capítulo “O Banquete em Casa de Simão”). (é bom ressaltar-se que este jantar provavelmente ocorreu na própria semana da crucifixão de Jesus ou na anterior, pois foi Lázaro quem conduziu o jumentinho no domingo, na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, segundo E. White revela no DTN).
Maria, portanto, também devia ser solteira. Ela, particularmente, teria um forte motivo para não ter se casado: violentada por seu tio Simão, desonrada, abandonou sua casa, indo morar em Magdala, onde teria se tornado prostituta, pois nenhum homem da época se casaria com uma moça não-virgem.
A esta altura, seria bom ressaltar que, pela cultura judaica, além de se permitir que um homem tivesse várias mulheres, ele poderia, ainda, relacionar-se com prostitutas livremente. Judá teve relações sexuais com sua nora Tamar, que se disfarçara de prostituta, e ao saber que ela estava grávida, ordenou que fosse apedrejada: confrontado, porém, com a revelação de que ele era o pai da criança, assumiu-a como esposa, embora nunca mais tenha tido relacionamento sexual com ela. (Gênesis 38:11-26). Pelas leis judaicas, o “correto” era que ambos fossem apedrejados... (maravilhosa graça perdoadora divina! Jesus é descendente de Judá, através desse relacionamento ilegítimo!)
Confirmando a mentalidade da época, Salomão declara: “Por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão; mas a adúltera (casada!) anda à caça de vida, e vida preciosa”. (Prov. 6:26). [leia ainda Ezequiel 16:30-33]. Não encontramos nenhum texto bíblico que ordene o apedrejamento de prostitutas. Por incrível que possa parecer, os israelitas chegaram ao cúmulo de acolher até “prostitutos-cultuais” em seus cultos de adoração a Deus! (I Reis 14:24). O apóstolo Paulo “pôs ordem na casa”, ao proibir os cristãos de manterem relações com meretrizes (I Cor. 6:15-20).
O único registro bíblico sobre a “mulher adúltera”, encontra-se no sucinto relato de João 8:3-11. Depreende-se que ela fosse casada, pelo fato de que, legalmente, essa era a condição civil para que ela fosse considera adúltera, sendo que o homem com quem se relacionara também devia ser apedrejado (Lev. 20:10; Deut. 22:22). No DTN, capítulo “Entre Laços”, a Sra. White ressalta: “Com toda a sua professada reverência pela lei, esses rabis, ao trazerem acusação contra a mulher, estavam desatendendo às exigências da mesma. Era dever do marido mover ação contra ela, e as partes culpadas deviam ser igualmente punidas. A ação dos julgadores era de todo carecida de autorização”.
Porque o evangelista, inspirado pelo Espírito Santo, preferiu manter anônima sua identidade, não sabemos. O certo é que nem a Sra. White recebeu esta revelação. Pode até ser que ela fosse “a outra Maria” (Mateus 27:61; 28:1) ou alguma dentre tantas ‘Marias’ que surgem no cenário da crucifixão, sepultamento e ressurreição de Jesus (Luc. 24:10; Mc. 16:1), mas isso não passa de mera especulação. Quem sabe até seu nome não fosse Maria!
Ao resumir a biografia de Maria Madalena, a Sra. White não a identifica, em momento algum, como sendo a “mulher adúltera”, como seria de se esperar, caso ela o fosse. “Aquela que caíra, e cuja mente fora habitação de demônios, chegara bem perto do Salvador em associação e serviço. Foi Maria que se assentou aos pés de Jesus e dEle aprendeu. Foi ela que Lhe derramou na cabeça o precioso ungüento, e Lhe banhou os pés com as próprias lágrimas. Achou-se aos pés da cruz e O seguiu ao sepulcro. Foi a primeira junto ao sepulcro, depois da ressurreição. A primeira a proclamar o Salvador ressuscitado”. (DTN, 416, 423) [ Luc. 10:42; 10:39; João 12:3; 19:25; 20:1, 11, 16-18; Mc. 16:9].
O saudoso e querido pastor Roberto Rabello compartilhava desta conclusão, bem como o pastor Roberto Conrad Fº, dentre tantos outros estudiosos a respeito desta tese. Assim também o creio!

Nenhum comentário: