Coreia do Norte lança novo míssil de curto alcance, diz agência

Seul, 29 mai (EFE).- A Coreia do Norte lançou um novo míssil de curto alcance no Mar do Leste (Mar do Japão), informou hoje a agência sul-coreana "Yonhap".

Segundo a "Yonhap", a Coreia do Norte disparou um míssil terra-ar de curto alcance por volta das 18h12 (6h12 de Brasília) a partir da base de Musudan-ri.
Um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano disse à Agência Efe que ainda está se tentando verificar essa informação.
Esta semana, o regime comunista norte-coreano disparou vários mísseis de curto alcance, todos em sua costa oriental, e realizou na segunda-feira seu segundo teste nuclear subterrâneo, que gerou unânime condenação da comunidade internacional.
O míssil de hoje seria o sexto disparado pelo Governo de Pyongyang, após três projéteis de curto alcance lançados na segunda-feira e outros dois mísseis na terça-feira.
Hoje, o regime norte-coreano ameaçou realizar novas "medidas em defesa própria" se o Conselho de Segurança da ONU aprovar novas sanções em represália devido ao teste nuclear da Coreia do Norte.
A Coreia do Norte advertiu também à ONU que a aprovação dessas novas sanções contra seu teste atômico representaria o fim do armistício em vigor desde 1953 na península coreana.
A Guerra da Coreia (1950-1953) nunca foi fechada com um tratado de paz, mas com a assinatura de um armistício, por proposta indiana, entre China, Coreia do Norte e Estados Unidos, este último em representação do Exército sob a bandeira das Nações Unidas.
Ontem, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) se manifestassem a favor de punir o teste nuclear da Coreia do Norte com uma nova rodada de sanções.
As cinco potências, junto com Japão e Coreia do Sul, devem apresentar na próxima semana um projeto de resolução cujo conteúdo deve ser mais firme que a 1.718, aprovada em 2006 após o primeiro teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte. EFE

Nenhum comentário: